12.10.2008

Escrevivendo “Memórias”: 2º Módulo – 5º Encontro

Conteúdos:
Troca das memórias em duplas. Introdução à noção de parágrafo. Apresentação das ferramentas para iniciação na blogagem. Discussão sobre a função do blog no Escrevivendo.
Convidada especial: Loreta Russo do Escrevivendo Memórias Eróticas (Casa das Rosas).

Objetivos:
Dar continuidade ao trabalho com as memórias, dando ênfase, nesta ocasião, a troca dos textos em duplas, para que se desperte o olhar crítico de um leitor e não somente de um escritor, por parte dos escreviventes. Apresentação das ferramentas para se criar um blog e discussão sobre sua função no Escrevivendo.

Meus caros,
O nosso quinto encontro foi bem especial. Em primeiro lugar, por que tivemos a ilustre presença da nossa companheira do Escrevivendo Memórias Eróticas, Loreta Russo, que veio nos auxiliar na explicação sobre como criar um blog pessoal. Em segundo lugar, por termos partido para a ação e começarmos as trocas, em duplas, dos textos de memórias dos escreviventes.

No início da aula, Loreta apresentou-se, contou um pouco sobre a oficina que ministrou semelhante a nossa, na Casa das Rosas. Lemos também o texto da escrevivente Claudice, que relatou, em suas memórias, a infância com os irmãos e primos numa cidade litorânea de Alagoas. Muito lindo!!

Em seguida, comentamos o texto lido e aproveitamos o ensejo para entrar na noção de parágrafo que, assim como coesão e coerência, comentados na aula passada, se faz muito presente nos textos. Perguntamos aos escreviventes: O que é o parágrafo? Para que serve? Quais as qualidades do parágrafo? Qual é a estrutura de um parágrafo padrão? Posteriormente, distribuímos um material para os participantes com explicações mais detalhadas sobre a noção de parágrafo e definições de coesão e coerência.

Terminada esta breve discussão, partimos para a atividade de troca dos textos das memórias em duplas. Cada integrante da dupla ficaria com texto do colega, leria com mais atenção, comentaria, observando os aspectos textuais discutidos, entre outros, e posteriormente, devolveriam para o colega, que em sala passaria o texto a limpo, para que pudéssemos corrigí-los e comentá-los ao longo da semana. A atividade, para nossa surpresa, rendeu bastante! Foram 50 minutos reservados para ler e comentar os textos dos colegas e mais 10 minutos para que pudessem passar a limpo.

Assim como a atividade de leitura das duas aulas anteriores, a atividade de troca se mostrou muito produtiva e saudável. O quinto encontro, assim como o terceiro, foi um dos dias em que a turma esteve mais unida. Todos aceitaram bem as críticas e sugestões dos colegas em relação aos textos; e a discussão entre eles rendeu bons frutos que puderam ser compartilhados.

Caminhando para o final do encontro, os participantes que haviam passado a limpo as memórias nos entregaram seus textos. Os que não haviam terminado ficaram de nos enviar, até quarta, por e-mail, os textos reescritos. Dedicamos os 20 minutos finais do encontro para Loreta explicar as ferramentas para se entrar e se criar um blog, bem como sua função no Escrevivendo. Loreta comentou a função do blog no Escrevivendo, que é uma oficina de leitura e escrita para o cotidiano, com interface para blogagem e expôs, didaticamente, no Power Point os passos para se entrar e se criar um blog.

Para terminar, quero deixar um recadinho para vocês:
Sábado quem vem será o nosso último encontro. Entregaremos os textos de memórias corrigidos. Comentaremos as questões textuais relevantes e em seguida, veremos um filme do Bergman, surprese rsssss. Tragam doces, salgados, refrigerante, máquina fotográfica, etc, pois queremos fazer uma grande festa de encerramento!!


Abraços,


Recomendações do dia:
Escrevivendo Memórias Eróticas: http://escrevivendoeros.blogspot.com/

Nenhum comentário: