12.10.2008

Escrevivendo “Memórias”: 2º Módulo – 3º Encontro

Conteúdos:
Leitura e discussão das produções textuais: “Memórias de família”
Apresentação da convidada: Neuza Guerreiro de Carvalho (Vovó Neuza) Discussão: Memórias


Objetivos:
Estimular a leitura e a discussão das produções textuais dos participantes da oficina, bem como proporcionar uma reflexão sobre a relação entre memórias e o ato de escrever, por meio da interação com uma escritora especializada na temática.

Meus caros,
Recordar nosso terceiro encontro é trazer à tona um dos dias mais emocionantes de nossa oficina. As imagens daquele dia aparecem na minha mente de forma tão clara e tão límpida, que parece que tudo aquilo aconteceu hoje. Sentimos um mistura de várias emoções: alegria, tristeza, dor, compaixão, identificação com as memórias lidas. Pretendo, aqui, expor de forma breve e objetiva o que aconteceu naquele dia, para que os que os escreviventes fiquem interados.

A primeira parte da nossa oficina começou com leitura dos textos das memórias de família, que deixamos como produção escrita para casa. Cada um, a seu modo, optou pela leitura da própria memória ou que outro colega a fizesse, dada à carga de emoção depositada nos textos. Houve a leitura de vários tipos de memórias, que foram além das de família, tais como: a prosa poética de Dagoberto ao relatar o seu acidente, as férias da Angelina na casa de sua avó, as histórias do vovô Pedro contadas por sua neta Alexandrina, a história comovente da mudança de Clautides para São Paulo com sua família, a festa de noivado da irmã de Leandro, a ida de Luiz Fernando para o show da Hilary Duffy entre outras.

Cada um, por meio da memória do outro, pode se recordar dos momentos da sua infância, da sua adolescência, do seu primeiro amor, das perdas familiares, enfim, de momentos bons e ruins de suas vidas. Todas as histórias suscitaram muitas discussões e nos fizeram resgatar algo do nosso ser escondido no inconsciente. As discussões deram muito “pano pra manga” e deixamos uma parte das leituras para a aula seguinte, já que na segunda parte da oficina, contaríamos com a ilustre presença da vovó Neuza Guerreiro de Carvalho que abordaria, também, o tema Memória.

Vovó Neuza preparou uma bela apresentação da história do termo memória, no Power Point, começando pela exposição do mito grego de Orpheo e Euridice, passando pelo processo neurológico de sua construção e finalizando com a exposição do bauzinho das memórias de sua família, que gentilmente ela compartilhou conosco. Aprendemos muito nesta aula sobre esta temática! Soubemos que o termo memória faz referência à deusa grega Mnmosine; que a memória é base da personalidade do indivíduo; que existem maneiras de se falar sobre memória; que há bases anatômicas e fisiológicas de sua produção; que existem conceitos e tipos de memória e, principalmente, que a leitura está na base de sua ativação. Em suma, a discussão com a vovó Neuza foi bem produtiva. Discutiu-se a relação entre memória e o ato de escrever, a subjetividade inerente no ato da escrita e muito mais.

É isso pessoal!!
Não se esqueçam de trazer as memórias no próximo encontro, 29/11, pois daremos continuidade à atividade de leitura.
Abraços e uma ótima semana para todos!!


Recomendação do dia:
Blog da Vovó Neuza: http://vovoneuza.blogspot.com/

Nenhum comentário: