12.10.2008

Escrevivendo “Memórias”: 2º Módulo – 4º Encontro

Conteúdos:
Continuação da leitura das memórias. Introdução à noção de coesão e coerência.
Discussão: Memórias, Coesão e Coerência.

Objetivos:
Promover a leitura e discussão das memórias. Debater sobre a relação entre o escritor e o texto, entre temas e figuras, marcas de subjetividade do enunciador presentes no enunciado, escolhas lexicais, etc.

Meus caros,
No quarto encontro, demos continuidade às emocionantes leituras das memórias. Como mediadores da oficina, propusemos aos escreviventes que, além de escutarem com a atenção as memórias, observassem as escolhas lexicais, a linguagem, o estilo da escrita de cada um dos colegas.
Pudemos destacar, neste dia, a leitura das memórias de Fernando sobre época de escola, de Carmelita sobre sua infância com a família, de Luzia sobre sua infância no Ceará, de Fabiana sobre a história de amor, aos moldes dos contos de fada, de seus avós... enfim, tantas histórias lindas, que renderiam- sem dúvida- uma grande novela ou romance!

O que nos chamou a atenção, nesse encontro, foi , sem dúvida, o grande número de memórias de infância lidas. Fizemos um debate sobre esta temática tão presente em seus textos. Por que a infância é um dos temas mais apreciados pelos escritores? O que há em comum entre as memórias lidas? Que palavras usamos para falar dessa temática? Como os sentidos se fazem presentes nestas memórias? Enfim, como vocês devem perceber, esse diálogo foi bem interessante, e rendeu boa parte do tempo! Aproveitamos o ensejo da discussão sobre memórias de infância, para citar escritores de nossa literatura. Citamos vários autores renomados, tais como: Manuel Bandeira, Casimiro de Abreu e Graciliano Ramos, que transpuseram à forma literária suas memórias de infância, seja no campo da prosa, seja no campo da poesia.

Saindo um pouco da literatura canônica, debatemos também a temática da infância no campo psicanalítico, em que se destaca figura Sigmund Freud, o pai da Psicanálise. Freud foi um dos teóricos que mais se interessou pelo universo infantil, estudando várias questões relacionadas à psique da criança, como o Complexo de Édipo. Citamos um texto de Freud intitulado “Algumas reflexões sobre psicologia escolar”, que relata as duas fases da infância e que casava muito bem com as memórias lidas. Ele relata que, na primeira fase da infância, a criança se espelha na figura do pai e que, na segunda fase, quando a criança está no período escolar, ela se espelha na figura do professor, que passa a desempenhar o papel de um “pai substituto”.

Finalmente, aproveitamos os textos produzidos para comentar sobre dois assuntos de grande relevância na escrita: a coesão e a coerência. Discutimos aspectos importantes em relação a esses dois conceitos, partindo das seguintes perguntas: O que é coesão? O que é coerência? O que faz um texto ser coeso? O que faz um texto ser coerente? Aprendemos mecanicamente coesão e coerência pela gramática normativa? Para debater com os alunos sobre o tema da coesão e da coerência, nos servimos do texto: “Coesão e coerência”, do site do Portal das Letras, que apresenta de forma bem didática a definição, os mecanismos de coesão e coerência, bem como exemplos em que eles aparecem. Vide endereço:
http://www.portrasdasletras.com.br/pdtl2/sub.php?op=redacao/teoria/docs/coerenciaecoesao

É isso gente!!
Tenham uma ótima semana!! Não se esqueçam de trazer as memórias, pois aula que vem (06/12) teremos a troca dos textos em duplas!!
Abraços,


Recomendações do dia:
Porquinho da índia – Manuel Bandeira (vide blog)
Meus oito anos – Casimiro de Abreu (vide blog)


Bibliografia utilizada:
BARROS, Diana L. P de. Teoria semiótica do texto. São Paulo: Ática, 1994.
FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e coerência textuais. São Paulo: Ática, 1993.
FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2005.
_______________. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 1997.
FREUD, S. “Algumas reflexões sobre a psicologia escolar” In: Obras completas. Rio de Janeiro: Imago, 1974, p. 285 -288.
GARCEZ, Lucília Helena do Carmo. Técnica de redação. O que é preciso saber para bem escrever. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

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